quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Simplesmente Stravinsky


Igor Fiodorvitch Stravinsky

Oranienbaum, 07 de junho de 1882 - Nova Iorque, 06 de abril de 1971
Igor Fiodorvitch Stravinsky nasceu em Oraniembaum (Rússia), perto de São Petersburgo, a 17 (5 pelo antigo calendário) de junho de 1882, filho de um conhecido cantor da ópera imperial de São Petersburgo. Apesar da precoce vocação para a música, foi encaminhado para o curso de direito. Em 1902, conheceu Nicolai Rimsky-Korsakov que o aconselhou a estudar música.

Stravinsky começou a estudar com o compositor russo em 1903; em 1905 abandonou a universidade. Ouvinte entusiasmado de suas primeiras obras, Diaghliev convidou-o a colaborar nos balés russos, para os quais compôs O pássaro de fogo (1910), seguido de Petruska”, (1911) lhe abriam o caminho da celebridade, porém nenhuma obra de Stravinsky é mais conhecida do que A sagração da primavera (1913). Com seus ritmos selvagens, ausência de melodia e energia selvagem, marca o início da música do século XX.

A I Guerra Mundial levou-o a mudar-se para a Suíça, voltando à França em 1919. Nessa época, apresentou-se freqüentemente como pianista e regente, enquanto como compositor se voltava para a pesquisa da tradição clássica européia.

Em 1920, instalou-se em Paris e entrou num período denominado neo-classicismo, no qual compôs um tipo de música baseado nos estilos e formas de Haydn e Mozart. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, Stravinsky fugiu da Europa e foi para os Estados Unidos, onde se instalou em Hollywood, Califórnia. Tornou-se cidadão americano em 1940. Nos anos cinqüenta, chocou o mundo musical com o serialismo e produziu o balé dodecafônico Agon e o trabalho coral Canticum Sacrum, entre outros.

Em 1963, após quase meio século de afastamento, Stravinsky visitou a então União Soviética, recebendo carinhosa acolhida do povo russo.
Stravinsky morreu em Nova Iorque, a 6 de abril de 1971.

Um comentário:

Caroline disse...

Muito bom esses mini textos são muito bons para leitura meu ..
a gente le rapidinho e aprende muita coisa :)


Parabens pela Ideia Professor :)
ASS:Carolzinha *--*